Grêmio é dominado, e Kaio Jorge comanda goleada do Cruzeiro no Mineirão

Uma noite para ser esquecida pelo torcedor gremista. Na noite deste domingo (13), o Grêmio foi ao Mineirão e acabou dominado e goleado pelo Cruzeiro por 4 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Série A. O grande nome do jogo foi o atacante Kaio Jorge, autor de três gols, em uma atuação de gala. Villalba completou para os donos da casa, enquanto André Henrique marcou o gol de honra do Tricolor em um raro momento de lucidez da equipe gaúcha.
O Jogo: Domínio mineiro e um herói improvável
Desde o apito inicial do árbitro Lucas Paulo Torezin, o que se viu foi um Cruzeiro intenso e um Grêmio reativo. Logo aos 4 minutos, o tom da partida foi dado: Kaio Jorge finalizou com perigo para uma defesa espetacular de Tiago Volpi. O goleiro gremista, apesar da goleada sofrida, foi um dos poucos destaques positivos do Tricolor, evitando um placar ainda mais elástico.
A pressão mineira se converteu em gol aos 24 minutos. Em uma bela tabela com Matheus Pereira, Kaio Jorge recebeu na área, dominou no peito e tocou com categoria por cima de Volpi para abrir o placar. O Grêmio sentiu o golpe e, oito minutos depois, aos 32, viu a situação piorar. O zagueiro Villalba aproveitou a chance e ampliou para 2 a 0, levando uma vantagem confortável para o intervalo. Antes do fim do primeiro tempo, Volpi ainda faria outro milagre em cabeçada de Wanderson, aos 39 minutos.
Na volta para a segunda etapa, a esperança de uma reação gremista durou pouco. Aos 9 minutos (54 no total), a defesa tricolor falhou feio na marcação após uma cobrança de falta lateral, e Kaio Jorge subiu completamente sozinho para cabecear e fazer o terceiro.
O Grêmio esboçou uma reação. Aos 15 minutos, Alex Santana teve a chance mais clara do time no jogo, mas sua cabeçada na pequena área foi para fora. A insistência deu resultado três minutos depois, aos 18 (63 no total), quando Edenilson encontrou André Henrique, que finalizou bem para descontar e dar um fio de esperança.
No entanto, a noite era mesmo de Kaio Jorge. Aos 32 minutos (77 no total), o atacante recebeu na área e finalizou com um chute cruzado e potente, sem chances para Volpi, marcando seu terceiro gol na partida, o quarto do Cruzeiro, e selando a goleada no Mineirão.
A dura derrota por 4 a 1 liga um forte sinal de alerta no Grêmio pela fragilidade defensiva e pela apatia demonstrada durante grande parte do confronto.
Próximos Confrontos
Agora, os dois times viram a chave para seus próximos compromissos. No meio da semana, o Grêmio tem um desafio internacional pela Copa Sul-Americana: enfrenta o Alianza Lima, no Peru, na quarta-feira (16), às 21h30, pelos playoffs de oitavas de final da competição. Pelo Brasileirão, o Tricolor volta a campo no próximo sábado (19), às 17h30, contra o Vasco da Gama em São Januário. Já o Cruzeiro, embalado pela goleada, joga na quinta-feira (17), contra o Fluminense, às 19h30, no Maracanã.
Ficha Técnica
- Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
- Data: 13 de julho de 2025
- Placar Final: Cruzeiro 4 x 1 Grêmio
- Gols: Kaio Jorge (24/1T, 54/2T e 77/2T) e Villalba (32/1T) para o Cruzeiro; André Henrique (63/2T) para o Grêmio.
- Arbitragem: Lucas Paulo Torezin.