Com autoridade, Grêmio vence o São José e fatura o pentacampeonato da Recopa Gaúcha

Na noite desta terça-feira (08), o Grêmio reafirmou sua hegemonia na Recopa Gaúcha. Diante do São José, o Tricolor se impôs na Arena, em Porto Alegre, e venceu por 2 a 0, garantindo o título pela quinta vez. Os gols, marcados por Alysson e Amuzu ainda no primeiro tempo, selaram uma conquista tranquila para a equipe comandada por Renato Portaluppi, que agora volta suas atenções para a sequência do Campeonato Brasileiro.
Tricolor avassalador no primeiro tempo garante a taça
Jogando em seus domínios, o Grêmio não deu tempo para o São José respirar. Desde o apito inicial, o time da casa pressionou a saída de bola e controlou as ações ofensivas. A superioridade se materializou em gol aos 15 minutos. Em uma bela jogada de infiltração, Dodi encontrou Alysson em profundidade, que tocou com categoria na saída do goleiro Fábio para inaugurar o marcador: 1 a 0 para o Imortal.
O gol não diminuiu o ímpeto gremista. Apenas seis minutos depois, aos 21, a vantagem foi ampliada. O próprio Alysson, destaque da partida, fez um cruzamento preciso da direita para encontrar o jovem Amuzu, que finalizou de primeira, no canto esquerdo de Fábio, marcando seu gol e levando a torcida ao delírio na Arena.
Antes do intervalo, o Tricolor ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada. Aos 42 minutos, Matías Arezo foi lançado em velocidade e acabou derrubado por Rafael Dumas dentro da área. Pênalti claro. Na cobrança, no entanto, o especialista Franco Cristaldo bateu no canto direito, e o goleiro Fábio, do Zeca, voou para fazer uma grande defesa, evitando o terceiro gol.
Segunda etapa de administração e festa na Arena
Com a confortável vantagem de 2 a 0, o Grêmio voltou para o segundo tempo com uma postura mais cadenciada. O técnico Renato Portaluppi aproveitou para rodar o elenco e dar minutos a outros jogadores, administrando o resultado.
O São José, por sua vez, tentou sair mais para o jogo em busca de uma reação, mas esbarrou na sólida defesa gremista. O time da zona norte da capital teve dificuldades para criar oportunidades claras de gol e pouco ameaçou a meta tricolor. Sem sofrer sustos e sem forçar o ritmo no ataque, o Grêmio conduziu a partida com tranquilidade até o apito final, confirmando a vitória e o título.
Com a conquista, o Grêmio se isola ainda mais como o maior campeão da Recopa Gaúcha, somando cinco troféus (2019, 2021, 2022, 2023 e 2025).
Próximos Confrontos
Grêmio: O Tricolor agora foca no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio é no domingo (13/07), às 20h30, contra o Cruzeiro, fora de casa, pela 13ª rodada.
São José: O Zeca volta a campo também no domingo (13/07), às 18h, quando recebe o Brasil de Pelotas, no Passo D'Areia, pela 12ª rodada da Série D do Brasileirão.
Ficha Técnica – Grêmio 2 x 0 São José
Competição: Recopa Gaúcha - Final
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 08 de julho de 2025
Gols: Alysson (15'/1T) e Amuzu (21'/1T)
Incidências: Cristaldo (Grêmio) perdeu um pênalti aos 42'/1T (defesa de Fábio).