Juventude Perde Pênalti e Sofre Virada Amarga do Fortaleza

A situação do Juventude na luta contra o rebaixamento para a Série B se complica a cada rodada. Jogando em casa, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na noite deste domingo, 5 de outubro de 2025, a equipe de Thiago Carpini perdeu de virada por 2 a 1 para o Fortaleza, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O revés representa o quinto jogo consecutivo do Alviverde sem vencer — três derrotas e dois empates.
A partida parecia começar favorável ao time da Serra, que abriu o placar logo aos cinco minutos com Rafael Bilu. Contudo, o lance-chave que mudou a história do jogo veio ainda no primeiro tempo: o atacante Gilberto desperdiçou uma cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Brenno. O castigo veio na etapa final, com Mancuso e Bareiro virando o placar para o time cearense.
Com o resultado, o Juventude não conseguiu se aproximar da saída da Zona de Rebaixamento, caindo para a 19ª posição, com 23 pontos, e vendo o adversário direto, Fortaleza, subir para a 18ª posição, com 24.
A Narrativa do Confronto
Primeiro Tempo: Início Alviverde e Oportunidade Perdida
Apesar dos desfalques e das constantes mudanças na escalação, o técnico Thiago Carpini viu o Juventude iniciar a partida no ataque. A pressão inicial surtiu efeito rapidamente. Aos cinco minutos, Kuscevic afastou mal um lançamento para a área. A bola sobrou limpa para Rafael Bilu, que driblou a marcação e chutou no canto, abrindo o placar no Jaconi: 1 a 0.
O Juventude manteve o ímpeto e, aos 15 minutos, teve a grande chance de ampliar. Após revisão no VAR, o árbitro Lucas Torezin assinalou pênalti de Gastón Ávila em Rodrigo Sam. A responsabilidade foi para os pés de Gilberto, que bateu forte no canto, mas parou na defesa do goleiro Brenno, que espalmou a bola para a linha de fundo. Aos 30, uma jogada ensaiada com falta cobrada por Rafael Bilu encontrou Mandaca na área, mas o cabeceio foi direto para as mãos do goleiro do Fortaleza, mantendo a diferença mínima no placar.
Segundo Tempo: Virada com "Dedo" de Palermo
O intervalo trouxe mudanças em ambas as equipes, e o Fortaleza, comandado por Martín Palermo, voltou com mais intensidade. O Juventude viu o adversário crescer na partida, com chances criadas por Guzmán e Lucero. A resposta Alviverde veio aos 20 minutos, em uma cobrança de falta de Lucas Fernandes que Taliari raspou de cabeça, mas Brenno defendeu no rebote.
No entanto, o gol do empate do time cearense era questão de tempo. Aos 26 minutos, Mancuso recebeu a bola, avançou em velocidade, driblou a marcação e finalizou. O chute desviou na defesa do Juventude e acabou enganando o goleiro Jandrei: 1 a 1 no placar.
O golpe fatal para o time gaúcho veio na reta final. Aos 39 minutos, Yago Pikachu, recém-entrado, foi ao fundo e cruzou rasteiro. O paraguaio Bareiro estava livre, com o gol vazio, e apenas empurrou para a rede, sacramentando a virada: 2 a 1 para o Fortaleza. Para piorar a situação do Juventude, já nos acréscimos, o volante Mandaca recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando a equipe com 10 em campo.
Ficha Técnica
JUVENTUDE (1)
Jandrei; Igor Formiga (Reginaldo, INT), Abner (Daniel Peixoto, 34/2º), Rodrigo Sam e Ewerthon; Sforza, Jadson, Mandaca e Lucas Fernandes (Nenê, 31/2º); Rafael Bilu (Batalla, INT) e Gilberto (Gabriel Taliari, 8/2º).
Técnico: Thiago Carpini
FORTALEZA (2)
Brenno, Mancuso, Kuscevic, Brítez e Gastón Ávila; Rossetto (Guzmán, INT), Lucas Sasha (Rodrigo, 32/2º) e Matheus Pereira; Breno Lopes (Yago Pikachu, 38/2º), Herrera (Pochettino, INT) e Lucero (Bareiro, 32/2º).
Técnico: Martín Palermo
Gols: Rafael Bilu (J), aos 5' do 1ºT; Mancuso (F), aos 26' do 2ºT, e Bareiro (F), aos 39' do 2ºT.
Cartões Amarelos: Matheus Pereira (F), Lucas Sasha (F), Kuscevic (F) e Mandaca (J).
Cartão Vermelho: Mandaca (J).
Arbitragem: Lucas Torezin-PR, auxiliado por Eduardo da Cruz-MS e Anne Gomes de Sá-AM.
VAR: Paulo Renato Coelho-RJ.
Próximos Confrontos
A equipe do Juventude volta a campo já no próximo sábado (11), para um confronto direto contra o Palmeiras, fora de casa, às 19h. A partida é válida por um jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileirão e será disputada no Allianz Parque, em São Paulo.
O Fortaleza só joga na próxima quarta-feira (15), quando recebe o Vasco da Gama no Castelão, às 21h30, em partida válida pela 28ª rodada.