Zequinha garante vantagem em casa e representa o RS nos Mata-Matas da Série D

Em um duelo de classificados, São José-RS e Marcílio Dias-SC empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo (27), no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, pela última rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro. O resultado consolidou a vice-liderança do Zequinha, garantindo-lhe a vantagem de decidir em casa o primeiro confronto eliminatório contra o Goiatuba, e o mantém como o único representante gaúcho nos mata-matas da competição.
Equilíbrio Marca Despedida da Fase de Grupos para o Zeca
A partida no Estádio Francisco Novelletto, que serviu para selar as posições finais no Grupo A8, começou com o Marcílio Dias surpreendendo o time da casa. Aos 8 minutos do primeiro tempo, Rafael Oller aproveitou a oportunidade e finalizou com precisão para colocar a equipe catarinense em vantagem. O São José, no entanto, não demorou a reagir e, aos 17 minutos, o artilheiro Giovane Gomez demonstrou sua pontaria certeira ao acertar um belo chute de fora da área, no canto do goleiro, empatando o placar e levando a torcida à loucura.
O restante da primeira etapa seguiu com um ritmo equilibrado. O Zequinha, embora com leve superioridade na posse de bola, encontrava dificuldades para criar grandes chances, enquanto o Marcílio Dias apostava em transições rápidas que esbarravam na bem postada defesa gaúcha.
No segundo tempo, com a classificação já garantida para ambos os lados, o ritmo do jogo diminuiu. As equipes priorizaram a gestão física, realizando algumas mudanças que visavam preservar os atletas para os desafios futuros. O São José tentou intensificar a pressão nos minutos finais, mas a defesa catarinense se mostrou bem organizada, resistindo às investidas. O Marcílio Dias ainda teve uma boa oportunidade em jogada de bola parada, mas o placar permaneceu inalterado, selando o empate em 1 a 1.
Próximos Desafios no Mata-Mata
Com o empate, o São José-RS encerrou a primeira fase na segunda colocação do Grupo A8, acumulando 26 pontos. Agora, o Zequinha se prepara para o primeiro grande desafio eliminatório da Série D: o adversário será o Goiatuba, com o jogo de ida sendo disputado fora de casa e a decisão da vaga acontecendo no Francisco Novelletto, em Porto Alegre. O Marcílio Dias, por sua vez, finalizou em quarto lugar com 21 pontos e terá pela frente a Inter de Limeira, iniciando o confronto em Santa Catarina.
Ficha Técnica
São José-RS 1 x 1 Marcílio Dias-SC
Local: Estádio Francisco Novelletto Neto, Porto Alegre (RS)
Data: 27/07/2025
Horário: 16:00
Gols:
- São José-RS: Giovane Gomez (17’ 1ºT)
- Marcílio Dias-SC: Rafael Oller (8’ 1ºT)
Escalações:
São José-RS: Peralta; Danielzinho, Marcão, Rafael Dumas, Jhonata Varela; Venicio, Estevão (Lucas), Ângelo (Lailson); Kayan (Gabriel), Giovane, Carlos René (Ghiven). Técnico: Sandro Resende.
Marcílio Dias-SC: Anderson; Victor Guilherme, Claudinho, Luan, Jefferson; Gerson (Julio Rusch), Luis Felipe (Marcos Antônio); Rafael Oller (Rogério Sena), Luís Fabiano (Bonassa), Lucas Batatinha; Alex (Gustavo). Técnico: Wagner Souza.
Arbitragem:
Árbitro: Alexandre Expedito Vieira da Silva Júnior (PA)
Assistentes: Ederson Brito de Albuquerque (PA) e Thania Lopes da Silva (PA)
Cartões Amarelos:
- São José: Ângelo Chaves, Lucas
- Marcílio Dias: Gerson Rodolfo, Anderson, Victor Guilherme, Jefferson, Gustavo, Luan
Cartões Vermelhos:
- Marcílio Dias: Alex
Créditos da imagem: Duda Torres/São José