São José desiste de participar da Copa FGF desde ano - FutebolRS
Carregando...

São José desiste de participar da Copa FGF desde ano

Por: Redação FutebolRS 29/08/2025 Notícias
São José desiste de participar da Copa FGF desde ano
Foto: Divulgação | EC São José
Atual detentor do título, o São José surpreende e não irá disputar a Copa FGF Professor Ruy Carlos Ostermann de 2025. O clube informou a decisão por meio de ofício à FGF, citando problemas financeiros. A competição teria início no dia 17 de setembro.

Em um comunicado oficial divulgado na última sexta-feira (29), o Esporte Clube São José surpreendeu a todos ao anunciar sua desistência de disputar a Copa FGF – Professor Ruy Carlos Ostermann de 2025. A decisão, comunicada por meio de ofício à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi tomada após a direção do clube avaliar a situação e constatar a inviabilidade financeira para se manter na competição.

O São José, atual campeão do torneio após vencer o Ypiranga nos pênaltis na edição anterior, não defenderá seu título, que garante ao vencedor uma vaga no Brasileirão Série D e na Recopa Gaúcha do ano seguinte. A saída do Zeca reduz o número de participantes de nove para oito em um grupo único.

De acordo com a tabela já divulgada pela FGF, o São José faria sua estreia contra o Internacional. Agora, os demais participantes aguardam um novo posicionamento da Federação sobre a reestruturação da tabela de jogos.

O regulamento da competição prevê que, após uma primeira fase de todos contra todos em turno único, os seis melhores se classifiquem. O primeiro e o segundo colocados avançam diretamente para as semifinais, enquanto os outros quatro disputam um mata-mata para definir os dois últimos semifinalistas.

O fato mais relevante da desistência do São José é a mudança prevista no Campeonato Brasileiro a partir de 2026, que passará a contar com 96 equipes — um aumento de 50% em relação ao formato atual, que reúne 64 clubes. Essas vagas seriam preenchidas pelas 32 equipes que se classificaram para o mata-mata deste ano, entre elas o próprio São José.

Dessa forma, a disputa da Copa FGF — que concede ao campeão a última vaga gaúcha para a Série C do próximo ano — perderia o sentido para o clube de Porto Alegre.

Confira a nota oficial divulgada pelo clube:
“O São José não disputará a Copa FGF. Em reunião nesta quinta (28), a direção do clube avaliou possibilidades para se manter na competição, mas isso se mostrou inviável financeiramente. O Esporte Clube São José comunicou nesta sexta (29), por meio de ofício do presidente Ênio Gomes de Campos à Federação Gaúcha de Futebol, a desistência de disputar a Copa FGF Professor Ruy Carlos Ostermann.”



Tags: SãoJosé

Compartilhe:

Notícias Relacionadas