Ypiranga perde para o Ituano em partida com pênaltis polêmicos e se despede do sonho do acesso na Série C

O sonho do acesso para a Série B acabou para o Ypiranga. Em um jogo marcado por reviravoltas e dois pênaltis polêmicos, o Canarinho foi derrotado por 2 a 1 pelo Ituano, neste sábado (23), no estádio Novelli Júnior, em Itu. A equipe gaúcha, que chegou a abrir o placar, não conseguiu segurar a pressão do adversário e agora se encontra em uma situação delicada na tabela, sem chances de classificação.
A partida começou com os dois times se estudando, mas o Ypiranga foi mais eficiente na primeira chance clara. Aos 19 minutos, o atacante Ricardo Bueno subiu mais que a zaga e cabeceou para o fundo das redes, após um cruzamento de Rian. O gol deu tranquilidade ao Canarinho, mas a situação mudou drasticamente aos 35, quando Rian, autor da assistência, foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Com um jogador a menos, a equipe de Erechim recuou e viu o Ituano crescer no jogo, embora sem conseguir ser efetivo na primeira etapa.
A segunda etapa, no entanto, foi um balde de água fria para o Ypiranga. Em menos de 20 minutos, a arbitragem assinalou dois pênaltis a favor do time da casa. O primeiro, aos 30 segundos, foi marcado após a bola tocar no braço do zagueiro Igor Morais. Aos 16 minutos, um novo pênalti foi anotado em lance envolvendo Marinho e Ramon. Em ambas as cobranças, o atacante Neto Berola converteu com tranquilidade, garantindo a virada do Ituano. Os lances geraram muita reclamação por parte dos jogadores e comissão técnica do Ypiranga, que consideraram as marcações questionáveis.
Com a derrota, o Ypiranga permaneceu com 22 pontos, na 11ª colocação, e não pode mais alcançar a zona de classificação para a próxima fase. Para não correr o risco de rebaixamento na última rodada, a equipe gaúcha precisa torcer contra times que estão abaixo na tabela. O Ituano, por sua vez, subiu provisoriamente para a oitava posição, com 24 pontos, e segue na briga.
Na última rodada da primeira fase, o Ypiranga terá a chance de se despedir de sua torcida em casa. O Canarinho recebe o Figueirense no Estádio Colosso da Lagoa no próximo sábado, dia 30, às 17h. No mesmo dia e horário, o Ituano visita o Náutico, no estádio dos Aflitos, em Recife.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Ituano 2 x 1 Ypiranga
Local: Estádio Novelli Júnior, Itu (SP)
Data: 23/08/2025
Gols: Ricardo Bueno (19' do 1ºT, Ypiranga); Neto Berola (3' e 18' do 2ºT, Ituano)
Arbitragem: Felipe da Silva Goncalves Paludo (RJ)
Assistentes: Thiago Filemon Soares Pinto (RJ) e Marcelo Araujo Ossimo (RJ)
Cartões Amarelos:
Ituano: Daniel, Ramon, Nathan, Pegorari, Fernando Canesin, Felipe Muranga
Ypiranga: Rian, Marinho, Willian Gomes
Cartão Vermelho:
Ypiranga: Rian
Escalações:
Ituano: Pegorari; Thassio, Carlão, Nathan e Dal Pian; Daniel (Victor Reis), Thiago Moraes (Fernandinho) e Ramon; Neto Berola (Felipe Muranga), Léo Passos (Vinícius Popó) e Gabriel Razera (Fernando Canesin). Técnico: Mazola Júnior
Ypiranga: Zé Carlos; Rian, Willian Gomes, Igor Morais e Zé Mateus (Caíque); Charles, Igor Silva e Felipe Marques (Gabryel Martins depois Marinho); Ricardo Bueno (Danielzinho), Roger e Cristiano (Gabriel Terra). Técnico: Raul Cabral