Ramón Díaz é o novo comandante do Internacional e promete time protagonista

O Internacional tem um novo comandante. Na noite desta quarta-feira (24), o clube colorado anunciou a contratação do experiente técnico argentino Ramón Díaz, de 66 anos. Ele chega para substituir Roger Machado, assina contrato até o final de 2026 e já projeta um time protagonista para a sequência da temporada.
A chegada de "Don Ramón", como é conhecido, encerra um período de busca no mercado após a saída de Roger. O nome do compatriota Luis Zubeldía chegou a ser fortemente cotado, mas a direção colorada optou pela vasta experiência e pelo conhecimento recente de Díaz no futebol brasileiro para liderar o projeto.
O argentino chega a Porto Alegre com credenciais de peso. Em suas passagens mais recentes pelo Brasil, conseguiu resultados expressivos: livrou o Vasco do rebaixamento em 2023 e, no comando do Corinthians, conquistou o Campeonato Paulista de 2025, além de ter feito uma campanha de recuperação no Brasileirão. Ao todo, soma 17 títulos na carreira, sendo o técnico argentino mais vitorioso da história, com destaque para uma CONMEBOL Libertadores pelo River Plate.
A carreira de "Don Ramón" é um verdadeiro mapa-múndi do futebol. Além dos múltiplos títulos pelo River Plate, clube que o revelou e onde é ídolo, ele comandou outros gigantes argentinos como San Lorenzo e Independiente. Sua trajetória internacional inclui passagens pelo futebol mexicano (América), paraguaio (Libertad e Olimpia) e até uma breve experiência na Inglaterra (Oxford United). Foi no Oriente Médio, no entanto, que construiu outra fase de grande sucesso, conquistando quatro títulos nacionais com o Al-Hilal da Arábia Saudita e levando a equipe ao vice-campeonato do Mundial de Clubes da FIFA.
O currículo de Díaz também inclui a experiência de comandar uma seleção nacional, tendo estado à frente do Paraguai entre 2014 e 2016. Antes de se tornar o treinador argentino mais vitorioso da história, Ramón Díaz foi um atacante de renome mundial, com uma carreira de sucesso na seleção argentina e em gigantes do futebol europeu como Napoli, Fiorentina, Internazionale e Monaco, consolidando seu nome na história do esporte.
Em suas primeiras palavras divulgadas pelo clube, Ramón Díaz foi breve e direto ao ponto sobre suas intenções: “Contente! E seguramente quero que a equipe seja protagonista”, afirmou o novo treinador.
O próprio clube, em nota oficial, descreveu o que espera do trabalho do argentino: "Seus trabalhos são marcados pela busca de controle do jogo com a bola e pela criação de oportunidades em boas condições de finalização, aliando solidez defensiva e eficiência ofensiva."
Ramón Díaz não vem sozinho. Ele traz consigo uma comissão técnica completa de sua confiança, composta por seu filho e auxiliar Emiliano Díaz, os assistentes Osmar Ferreyra e Bruno Urribarri, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Juan Romanazzi.
Próximos Confrontos
A apresentação oficial do novo técnico ocorrerá nesta quinta-feira (25), após o treino das 16h. A expectativa é que ele já comande a equipe na beira do gramado no próximo sábado, em Caxias do Sul. Confira a agenda colorada:
27/09 (Sábado), 18h30: Juventude vs. Internacional (Brasileirão) - Estádio Alfredo Jaconi
01/10 (Quarta-feira), 19h30: Internacional vs. Corinthians (Brasileirão) - Estádio Beira-Rio
04/10 (Sábado), 18h30: Internacional vs. Botafogo (Brasileirão) - Estádio Beira-Rio