Juventude sucumbe diante do líder Palmeiras e é goleado no Allianz Parque

A missão era quase impossível para o Juventude. Enfrentando o líder do Brasileirão, o Palmeiras, no Allianz Parque, o time de Caxias do Sul foi superado por 4 a 1 e segue afundado na zona de rebaixamento. Com a derrota, o Papo permanece na 19ª colocação, com 23 pontos, vendo a distância para sair do Z-4 se manter. A notícia ruim para o técnico Thiago Carpini se estende à defesa: o zagueiro Rodrigo Sam, autor do único gol alviverde, ainda recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalcará a equipe no próximo confronto.
Primeiro Tempo de Dificuldades e Falha no Goleiro
O técnico Thiago Carpini promoveu quatro novidades na escalação (Reginaldo, Marcelo Hermes, Caíque e Ênio), mas o Juventude encontrou enorme dificuldade para conter o ímpeto palmeirense, que, mesmo com desfalques, dominou o meio-campo. Logo aos 12 minutos, a arbitragem de campo marcou um pênalti contra os gaúchos, mas o VAR agiu corretamente e anulou a penalidade após toque na bola de Abner.
O Papo tentou responder com dois arremates para fora de Marcelo Hermes, mas a pressão palmeirense era incessante. Aos 26 minutos, a pior defesa do Brasileirão não suportou: após rebatida da zaga, Raphael Veiga aproveitou a sobra e acertou o ângulo de Jandrei, abrindo o placar. O Juventude chegou a ter um bom contra-ataque aos 37, com Gilberto cabeceando perto do gol após cruzamento de Marcelo Hermes, mas o castigo veio antes do intervalo.
Aos 43, Bruno Rodrigues cabeceou na pequena área, e o goleiro Jandrei falhou ao tentar fazer a defesa, deixando a bola escapar e ultrapassar a linha, sacramentando o 2 a 0 para o Palmeiras.
Segundo Tempo sem Reação e Gol de Honra Alviverde
O Juventude voltou para a etapa final sem alterações e, sobretudo, sem mudança de atitude. Com apenas três minutos de jogo, o Palmeiras ampliou com o zagueiro Bruno Fuchs, de cabeça, após cruzamento preciso de Raphael Veiga. Aos 10, veio o quarto gol, com Felipe Anderson concluindo com facilidade dentro da área.
O técnico Carpini tentou mudar o panorama com as entradas de Nenê, Rafael Bilu e Taliari, mas o ímpeto ofensivo do Papo só rendeu o gol de honra aos 30 minutos. Em cobrança de falta de Nenê, o zagueiro Rodrigo Sam subiu no meio da defesa adversária e cabeceou para o fundo das redes, diminuindo o placar para 4 a 1. Na jogada, Sam sofreu uma concussão e, mesmo após orientação médica para deixar o gramado, permaneceu em campo. Quem saiu foi Abner para a entrada de Peixoto.
Próximos Confrontos: Desafio na Cidade Maravilhosa
O Juventude terá mais uma missão difícil fora de casa na próxima rodada, a 28ª do Brasileirão. Na quinta-feira (16), o Papo enfrenta o Fluminense, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. A equipe não poderá contar com o zagueiro Rodrigo Sam, suspenso.
O Palmeiras, por sua vez, volta a campo na quarta-feira (15), no Allianz Parque, para encarar o Red Bull Bragantino.
Ficha Técnica: Palmeiras 4x1 Juventude
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 11 de outubro de 2025
Placar: Palmeiras 4x1 Juventude
Gols: Raphael Veiga (26’ 1ºT), Bruno Rodrigues (43’ 1ºT), Bruno Fuchs (3’ 2ºT), Felipe Anderson (10’ 2ºT) - Palmeiras. Rodrigo Sam (30’ 2ºT) - Juventude.
Cartões Amarelos: Rodrigo Sam, Alan Ruschel (J); Micael (P).
Escalações:
Palmeiras: Weverton: Giay, Murilo, Bruno Fuchs (Allan, 19/2ºT), Piquerez; Andreas Pereira (Luis Pacheco, 40/2ºT), Micael, Felipe Anderson (Belé, 34/2ºT), Mauricio; Raphael Veiga (Jefté, 34/2ºT) e Bruno Rodrigues (Luighi, 19/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
Juventude: Jandrei; Reginaldo (Bilu, 7/2ºT), Abner (Peixoto, 38/2ºT), Rodrigo Sam e Marcelo Hermes; Caíque, Jadson e Sforza (Nenê, 7/2ºT); Igor Formiga, Ênio (Taliari, 7/2ºT) e Gilberto (Alan Ruschel, 17/2°T). Técnico: Thiago Carpini.
Arbitragem: Davi De Oliveira Lacerda (ES), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Douglas Pagung (ES). VAR: Rodolpho Toski Marques (PR).