Juventude arranca empate contra o Vitória no Barradão

O Juventude mostrou garra e poder de reação ao conquistar um ponto valioso e improvável fora de casa. Em um jogo de tirar o fôlego no Barradão, o Verdão saiu perdendo por 2 a 0 e com um jogador a menos, mas buscou um empate heroico por 2 a 2 contra o Vitória, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A reação alviverde teve o brilho de seu veterano craque, Nenê, que deu a assistência para o gol de Igor Formiga e, de pênalti, marcou o tento do empate já nos acréscimos.
A narrativa do confronto
O início da partida foi dramático para o Juventude. Logo aos 10 minutos, o zagueiro Cipriano foi expulso após derrubar Renato Kayser, que seguia em direção ao gol, deixando o time em desvantagem numérica. O Vitória, aproveitando a superioridade, controlou as ações e abriu o placar aos 31 minutos com Renato Kayser, que completou de cabeça um cruzamento de Erick.
O segundo tempo começou de forma ainda mais difícil para o Juventude. Com apenas 20 segundos, Renato Kayser marcou seu segundo gol, aproveitando um erro da defesa alviverde para ampliar o placar para 2 a 0. No entanto, a partida mudou de rumo aos 16 minutos, quando o zagueiro do Vitória, Neris, foi expulso por uma entrada perigosa em Gabriel Taliari, igualando a disputa em número de jogadores em campo.
A partir daí, o Juventude se reanimou. Com a entrada de Nenê, a equipe ganhou poder de criação. Aos 35 minutos, o camisa 10 cobrou um escanteio na cabeça do estreante Igor Formiga, que diminuiu para o Verdão. A pressão seguiu e, no último lance do jogo, aos 53 minutos, o árbitro Raphael Claus marcou um pênalti a favor do Juventude após revisão do VAR. Nenê, com a frieza de um maestro, converteu a cobrança e selou o empate improvável.
Próximos confrontos
Após a façanha em Salvador, o Juventude volta a campo na próxima quarta-feira (20), às 19h, para enfrentar o Vasco no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo atrasado do Brasileirão. Já o Vitória terá um desafio na próxima segunda-feira (25), quando visitará o Flamengo no Maracanã.
Ficha Técnica
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 16/08/2025
Placar: Vitória 2x2 Juventude
Gols: Renato Kayser (V, 31' 1ºT e 20" 2ºT), Igor Formiga (J, 35' 2ºT) e Nenê (J, 53' 2ºT)
Escalações:
Vitória: Lucas Arcanjo; Lucas Braga, Neris, Lucas Halter e Ramon; Ricardo Ryller (Rúben Rodrigues), Pepê, Cantalapiedra (Felipe Cardoso); Erick (Fabri), Osvaldo (Edu) e Renato Kayser (Renzo López). Técnico: Fábio Carille.
Juventude: Jandrei; Reginaldo (Igor Formiga), Abner, Cipriano e Marcelo Hermes; Caíque (Nenê), Jadson e Mandaca; Gabriel Veron (Giraldo), Emerson Batalla (Wilker Ángel) e Gabriel Taliari (Ênio). Técnico: Thiago Carpini.
Arbitragem:
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)