Grêmio vence Gre-Nal no Beira-Rio, e Roger Machado cai no Inter - FutebolRS
Carregando...

Grêmio vence Gre-Nal no Beira-Rio, e Roger Machado cai no Inter

Por: Redação FutebolRS 21/09/2025 Notícias
Grêmio vence Gre-Nal no Beira-Rio, e Roger Machado cai no Inter
Foto: Ricardo Duarte | SC Internacional
Em um clássico eletrizante com cinco gols, duas viradas e três pênaltis, o Grêmio venceu o Internacional por 3 a 2. Alan Patrick, herói colorado até então, desperdiçou a chance de empatar nos acréscimos, selando a demissão do técnico Roger Machado.

O Gre-Nal 448, disputado neste domingo (21) no Estádio Beira-Rio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, entrou para a história como um dos mais emocionantes dos últimos anos. Em uma tarde de reviravoltas e drama até o último segundo, o Grêmio buscou uma virada heroica por 3 a 2 sobre o Internacional. O resultado não apenas quebrou um jejum de vitórias tricolores no clássico, como também sacramentou a demissão do técnico Roger Machado do comando colorado e aliviou a pressão sobre Mano Menezes.

A partida, que teve 28.176 torcedores presentes, foi marcada por três pênaltis, duas expulsões e um roteiro imprevisível. Alan Patrick marcou os dois gols do Inter, ambos de pênalti, mas se tornou o vilão ao acertar a trave em uma terceira cobrança, aos 51 minutos do segundo tempo, que daria o empate ao time da casa. Carlos Vinícius, André Henrique e Alysson anotaram para o Tricolor, que terminou o jogo com um jogador a menos.

Um primeiro tempo frenético com quatro gols

O clássico começou estudado, mas não demorou para pegar fogo. Aos 20 minutos, após revisão do VAR, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti de Noriega em Bernabei. Na cobrança, Alan Patrick deslocou o goleiro Tiago Volpi e abriu o placar para o Inter.

A resposta gremista veio aos 29 minutos. Em uma bela jogada pela esquerda, Marlon cruzou na medida para Carlos Vinícius, que se antecipou à zaga e cabeceou firme para empatar o jogo.

A reta final da primeira etapa foi ainda mais alucinante. Nos acréscimos, aos 50 minutos, Noriega novamente foi o protagonista de um lance de pênalti, desta vez ao tocar a bola com a mão dentro da área. Alan Patrick foi para a cobrança mais uma vez, mudou o canto e colocou o Colorado na frente novamente. A vantagem, no entanto, durou pouco. Aos 52, em um escanteio cobrado por Willian, André Henrique, que havia entrado no lugar do lesionado Carlos Vinícius, subiu mais que a defesa e testou para o fundo das redes, deixando tudo igual antes do intervalo: 2 a 2.

Virada tricolor e pênalti perdido no apagar das luzes

O segundo tempo manteve a intensidade. Aos 16 minutos, Mano Menezes promoveu as entradas de Alysson e Cristian Olivera, e a mudança surtiu efeito imediato. Um minuto depois, em um rápido contra-ataque, André Henrique serviu Alysson, que invadiu a área, cortou a marcação de Vitão e bateu de pé esquerdo, no canto de Rochet, para virar o jogo para o Grêmio.

A situação gremista se complicou aos 32 minutos, quando Arthur deu um carrinho por trás em Carbonero e, após consulta ao VAR, foi expulso. Com um a mais, o Inter partiu para a pressão total e só não empatou graças a duas defesas espetaculares de Tiago Volpi. Aos 45, Alexandro Bernabei também recebeu o cartão vermelho, igualando o número de jogadores em campo.

O clímax do drama estava guardado para o último lance. Aos 51 minutos, o árbitro marcou o terceiro pênalti da partida para o Inter. Alan Patrick, autor de dois gols, assumiu a responsabilidade de buscar o empate e a artilharia do clássico, mas sua cobrança explodiu na trave direita de Volpi, para delírio da torcida gremista e desespero colorado.

Com a vitória, o Grêmio chega a 28 pontos, ultrapassa o rival e assume a 12ª posição. O Internacional, com 27 pontos, cai para o 13º lugar e agora busca um novo comandante.

Próximos Confrontos

  • Grêmio: Volta a campo já na próxima quarta-feira (24), às 19h30, para enfrentar o Botafogo na Arena, em jogo atrasado da 16ª rodada do Brasileirão.

  • Internacional: Joga no próximo sábado (27), às 18h30, contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 25ª rodada da competição.

Ficha Técnica – Internacional 2 x 3 Grêmio

  • Competição: Campeonato Brasileiro, 24ª rodada

  • Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

  • Data: 21 de setembro de 2025

  • Gols: Alan Patrick (21' 1T e 51' 1T) para o Internacional; Carlos Vinícius (29' 1T), André Henrique (53' 1T) e Alysson (22' 2T) para o Grêmio.

  • Cartões Amarelos: Alexandro Bernabei, Braian Aguirre, Juninho e Ricardo Mathias (Internacional).

  • Cartões Vermelhos: Alexandro Bernabei (Internacional); Arthur (Grêmio).

Escalações:

  • Internacional: Sergio Rochet; Braian Aguirre, Vitão, Juninho e Alexandro Bernabei; Richard (Luis Otávio), Alan Rodríguez (Bruno Henrique, depois Ricardo Mathias), Bruno Tabata (Óscar Romero), Alan Patrick e Johan Carbonero; Borré. Técnico: Roger Machado.

  • Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Erick Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Gustavo Cuéllar (Douglas Moreira), Arthur, Cristian Pavón (Cristian Olivera), Edenílson (Franco Cristaldo) e Willian (Alysson); Carlos Vinícius (André Henrique). Técnico: Mano Menezes.

Arbitragem:

  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

  • Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)

  • VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Compartilhe:

Notícias Relacionadas