Grêmio tropeça em casa, empata com o Godoy Cruz e desperdiça chance de liderança no Grupo D

Em confronto decisivo pela quinta rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana, o Grêmio recebeu o Godoy Cruz na Arena do Grêmio e ficou no empate por 1 a 1, na noite desta terça-feira (13). Apesar do golaço de João Pedro aos cinco minutos, a equipe gaúcha permitiu que Santino Andino igualasse o marcador aos 28, num rebote capitalizado dentro da área — resultado que mantém o time argentino na liderança da chave.
Primeiro tempo promissor e erro fatal
Logo aos cinco minutos, o Tricolor mostrou eficiência: após cobrança de escanteio, a defesa argentina não afastou o perigo e João Pedro aproveitou a sobra para encher o pé de fora da área, encobrindo o goleiro Franco Petroli. No entanto, a tranquila vantagem não se sustentou. Aos 28, em jogada de insistência, Altamira cobrou falta na área, Volpi rebateu mal e Andino, aproveitando o rebote, mandou para as redes e silenciou a Arena.
O Grêmio ainda criou boas oportunidades antes do intervalo. Em duas ocasiões, Braithwaite quase recolocou o time em vantagem, mas esbarrou nas defesas de Petroli ou na mira descalibrada. No fim da etapa, o lateral Igor Serrote saiu contundido, levantando preocupação para o setor defensivo.
Reação e oscilações na etapa final
No segundo tempo, Mano Menezes promoveu duas trocas imediatas para recompor o time: saíram Arezo e Dodi, entraram Amuzu e André Henrique. Pressionando, o Grêmio rondou a área adversária, mas abusou da jogada aérea e perdeu precisão nos passes. A melhor chance veio aos 40, quando Lucas Esteves cabeceou no travessão, sem ângulo claro para convergir o rebote.
“Faltou mais qualidade nos últimos passes para sairmos com a vitória. Tivemos volume, mas não fomos cirúrgicos quando deveríamos.” avaliou Mano Menezes após o jogo.
Próximos compromissos
Com o empate, o Grêmio permanece com nove pontos e verá sua vaga direta ameaçada. Na última rodada, enfrentará o São Paulo no Morumbi, neste sábado (17), às 21h (de Brasília). O Godoy Cruz, líder com 11, encara o Atlético Grau em Mendoza, no Estádio Malvinas Argentinas, no dia 29 de maio, às 19h.
Escalações
Grêmio: Tiago Volpi; João Pedro (Igor Serrote, 40/1ºT; João Lucas, 4/2ºT), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi (André Henrique, 33/2ºT), Ronald, Monsalve, Braithwaite e Cristian Olivera (Alysson, 33/2ºT); Arezo (Amuzu, 4/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Godoy Cruz: Franco Petroli; Lucas Arce, Mendoza, Quiroz (Rasmussen, 29/2ºT) e Meli; Abrego, Poggi, Altamira (Yáñez, 29/2ºT) e Andino (Valverde, 39/2ºT); Barrea (Dupuy, 17/2ºT) e Auzmendi (Leyes, 29/2ºT). Técnico: Emerson Panigutti.
Arbitragem
Árbitro: Diego Ulloa; assistentes: Miguel Roldán e Mary Blanco; VAR: Heider Castro (quarteto colombiano).
Público e renda
Público total: 15.472 torcedores (15.360 pagantes). Renda: R$ 706.677,00.