Grêmio tropeça em Itaquera, é superado pelo Corinthians e se afasta do G-6
Mais uma vez, o Grêmio viu a oportunidade de se aproximar da zona de classificação para a Libertadores escapar. Em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians, em São Paulo, o Tricolor gaúcho foi derrotado por 2 a 0 pela equipe da casa na tarde deste domingo (2). Os gols do Timão foram marcados pelo zagueiro Gustavo Henrique e pelo atacante holandês Memphis Depay.
O resultado mantém o Grêmio na 11ª colocação da tabela, agora com 39 pontos, e vê o adversário de hoje, que chegou aos 42, abrir vantagem na busca por uma vaga na competição continental. A derrota, que quebrou uma sequência de duas vitórias gremistas, coloca o foco do clube de Mano Menezes em garantir ao menos um lugar na Copa Sul-Americana.
O Jogo: Corinthians domina a bola aérea e Grêmio esbarra na defesa
Primeiro Tempo: Bola parada decide
A etapa inicial foi marcada pelo equilíbrio tático e pela superioridade corintiana nas jogadas de bola parada. Aos 15 minutos, após boa defesa de Tiago Volpi em cabeceio de Yuri Alberto, o escanteio cobrado por Garro encontrou Gustavo Henrique livre na segunda trave. O zagueiro só teve o trabalho de escorar para abrir o placar na Neo Química Arena.
O Grêmio tentou responder na velocidade de Amuzu e em chutes de longa distância. Marlon, aos 20 minutos, arriscou de fora da área, e Hugo Souza fez a defesa. O melhor momento gremista veio aos 28, quando Amuzu driblou e finalizou forte, exigindo grande intervenção do goleiro corintiano. Antes do intervalo, Depay ainda acertou a trave de Volpi, mantendo a pressão dos donos da casa.
Segundo Tempo: Pênalti sela a vitória paulista
O Grêmio voltou do vestiário com outra postura, conseguindo ditar mais o ritmo do jogo e pressionar o Corinthians, que optou por se fechar e explorar os contra-ataques. As chances de empate vieram, principalmente, após as alterações de Mano Menezes, que colocou Cristaldo e Pavón em campo. Wagner Leonardo, aos 15 minutos, desperdiçou uma boa oportunidade em cabeceio após cobrança de escanteio de Marlon.
No entanto, a pressão gremista foi brecada por um erro individual. Aos 34 minutos, em disputa na área, o volante Dodi cometeu toque de mão, e o árbitro assinalou a penalidade máxima. Memphis Depay cobrou com força, sem chances para Tiago Volpi, e ampliou o placar, definindo a vitória corintiana por 2 a 0.
Mesmo com a entrada de André Henrique, que acertou o travessão nos acréscimos, o Grêmio não conseguiu reverter o resultado negativo em São Paulo. O time gaúcho segue sem vencer na Arena Corinthians.
Declarações Pós-Jogo
O técnico Mano Menezes lamentou o resultado, mas fez questão de elogiar a atuação da equipe, principalmente no segundo tempo.
"O placar não reflete totalmente o que foi o jogo. Lamento a derrota, claro, mas o time se portou bem e conseguimos criar. Cometemos erros infantis que nos custaram caro, especialmente nos gols. Podíamos ter levado algo melhor hoje." - Mano Menezes, técnico do Grêmio.
Próximos Compromissos
O Grêmio retorna a campo na próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, para enfrentar o Cruzeiro na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 32ª rodada do Brasileirão, às 20h. O Corinthians também joga na quarta-feira, dia 5, às 19h, contra o Red Bull Bragantino, fora de casa.
Detalhes do Confronto
Escalações
Corinthians (2): Hugo Souza; João Pedro, Gustavo Henrique e Angileri; Matheuzinho, Maycon (Charles, 42'/2ºT), Carrillo (Ryan, 21'/2ºT), Rodrigo Garro (Dieguinho, 42'/2ºT) e Matheus Bidu (Hugo, 42'/2ºT); Memphis Depay e Yuri Alberto (Gui Negão, 32'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Grêmio (0): Tiago Volpi; João Lucas, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi (Cuéllar, 35'/2ºT), Arthur, Alysson (Pavon, 21'/2ºT), Edenilson (Cristaldo, 21'/2ºT) e Amuzu (Cristian Olivera, 29'/2ºT); Carlos Vinícius (André Henrique, 35'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Gols e Lances Importantes
15min do 1º tempo: Gustavo Henrique (C) abre o placar.
34min do 2º tempo: Memphis Depay (C) marca de pênalti.
Arbitragem
Árbitro: Davi Lacerda (ES)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Apesar do esforço e da melhora na segunda etapa, o Grêmio não conseguiu superar a solidez defensiva do Corinthians e os próprios erros. A missão de alcançar o G-6 se torna mais árdua, e o foco agora é a recuperação imediata em casa para não se afastar ainda mais dos objetivos na reta final do Brasileirão.