Grêmio nao consegue vencer o Alianza Lima e está eliminado da Sul-Americana

A noite desta quarta-feira (23) na Arena do Grêmio prometia ser de redenção, com a torcida gremista marcando presença em peso para o primeiro jogo sob a gestão do clube. Contudo, o destino reservou mais uma decepção para o Imortal Tricolor. Ao empatar em 1 a 1 com o Alianza Lima, o Grêmio foi eliminado da Copa Sul-Americana nos playoffs, com um placar agregado de 3 a 1 para a equipe peruana. O gol gremista foi de **Gustavo Martins**, mas o ex-gremista **Barcos** empatou nos acréscimos, sacramentando a queda tricolor.
A derrota por 2 a 0 no jogo de ida, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, deixou o Grêmio em situação delicada. Apesar do gol marcado na Arena, o time de Mano Menezes não conseguiu a virada e encerra sua participação na competição continental, somando mais uma frustração em 2025, que já contabiliza a eliminação para o CSA na Copa do Brasil e o vice-campeonato gaúcho.
---
Um Primeiro Tempo de Frustração e Vaias na Arena
Com um público de 46.237 torcedores, o ambiente estava montado para uma grande noite. A torcida do Grêmio, empolgada com a nova gestão da Arena, fez festa e impulsionou o time. Mano Menezes optou por iniciar com o jovem Riquelme, ao lado de Dodi e Villasanti no meio-campo, buscando maior dinamismo ofensivo. A defesa foi composta por Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon, com Cristian Olivera e Alysson nas pontas, e Braithwaite como referência no ataque.
O início da partida foi marcado pela esperada pressão gremista. Cristian Olivera teve a primeira chance logo aos três minutos, mas chutou em cima da zaga peruana. No entanto, o ímpeto inicial do Grêmio logo diminuiu. Taticamente, o time não pressionava a saída de bola do Alianza Lima, permitindo que os visitantes respirassem e controlassem o ritmo do jogo, esfriando a partida. A primeira intervenção real do goleiro Vizcarra só veio aos 38 minutos, em um voleio de Braithwaite após levantamento de Marlon.
O espaçamento e a desorientação em campo irritaram a torcida, que expressou sua frustração com um misto de vaias e reclamações ao final do primeiro tempo, desapontada com a falta de objetividade do Grêmio.
---
Esperança e Despedida no Segundo Tempo
Para o segundo tempo, Mano Menezes promoveu a entrada de André Henrique no lugar de Cristian Olivera, buscando mais poder de fogo. A mudança tática colocou Riquelme como ponta pela esquerda e o Grêmio passou a jogar com uma dupla de atacantes. Apesar das dificuldades, a esperança reacendeu aos 10 minutos da etapa final: em cobrança de escanteio, **Marlon** cruzou pela esquerda e **Gustavo Martins** se livrou da marcação para acertar um belo chute de perna canhota no canto esquerdo de Vizcarra, abrindo o placar e levantando a Arena.
Aos 11 minutos, Villasanti, lesionado no lance do gol, deu lugar a Edenilson. O Grêmio seguia tentando pressionar, mas encontrava um Alianza Lima fechado e perigoso nos contra-ataques. Tiago Volpi precisou fazer uma defesa acrobática em chute cruzado de Kevin Quevedo para evitar o empate. Mano Menezes ainda tentou aumentar a pressão com as entradas de Pavon no lugar de Gustavo Martins e Amuzu no lugar de Alysson. André Henrique ainda carimbou a trave aos 29 minutos, e Braithwaite teve uma chance clara defendida espetacularmente por Vizcarra aos 37.
Nos acréscimos, uma luz se acendeu para o Grêmio: Zambrano, do Alianza Lima, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. No entanto, a vantagem numérica não foi suficiente. Aos 51 minutos, em um golpe fatal para o Tricolor, **Barcos**, ex-atacante do Grêmio, recebeu na área e tocou de cavadinha na saída de Volpi, decretando o empate em 1 a 1 e a eliminação gremista. O "El Pirata", em respeito à sua história no clube, não comemorou o gol que selou a sorte do Grêmio na Sul-Americana.
---
Próximos Confrontos
Com a eliminação na Copa Sul-Americana, o Grêmio agora foca no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio do Tricolor será neste **sábado (26), às 21h (de Brasília)**, contra o **Palmeiras**, no Allianz Parque, pela 17ª rodada da competição.
Já o Alianza Lima, classificado para as oitavas de final da Sul-Americana, onde enfrentará a Universidad Católica do Equador, volta a campo no **domingo (27), às 20h (de Brasília)**, para receber o **Alianza Atlético**, pela segunda rodada do Clausura do Campeonato Peruano.
---
Ficha Técnica
GRÊMIO 1 (1) X (3) 1 ALIANZA LIMA
- Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
- Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
- Horário: 21h30 (de Brasília)
- GOLS: Gustavo Martins (G), aos 10min do 2º tempo; Barcos (A), aos 51min do 2º tempo
- CARTÕES AMARELOS: Kannemann, Mano Menezes, André Henrique (Grêmio); Garcés, Paolo Guerrero, Zambrano (Alianza Lima)
- CARTÕES VERMELHOS: Zambrano (Alianza Lima)
- ARBITRAGEM: Dario Herrera (ARG), auxiliado por José Savorani (ARG) e Sebastián Rainieri (ARG).
- VAR: Jorge Baliño (ARG)
- PÚBLICO: 46.237 (46.033 pagantes)
- RENDA: R$ 1.887.240,00
Escalações:
GRÊMIO: Tiago Volpi; Gustavo Martins (Pavon, 28'/2ºT), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti (Edenilson, 11'/2ºT), Alysson (Amuzu, 36'/2ºT), Riquelme e Cristian Olivera (André Henrique, INT); Braithwaite.
Técnico: Mano Menezes
ALIANZA LIMA: Viscarra; Enrique, Carlos Zambrano, Garcés e Miguel Trauco; Erick Noriega, Fernando Gaibor e Sergio Peña (Castillo, 22'/2ºT); Eryc Castillo (Estrada, 46'/2ºT), Kevin Quevedo (Archimbaud, 36'/2ºT) e Paolo Guerrero (Barcos, 22'/2ºT).
Técnico: Néstor Gorosito
Créditos de imagem: Duda Fortes / Agência RBS
Nome da imagem: andre_henrique_lamenta_gremio.jpg