Esportivo arranca na frente, e Brasil de Pelotas tropeça em casa na abertura da Copa FGF

A bola rolou para a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann nesta quarta-feira (17), com destinos opostos para os mandantes na rodada de abertura. Em Bagé, o Esportivo de Bento Gonçalves mostrou eficiência para superar o São Gabriel por 2 a 0 e largar na liderança. Mais tarde, no Estádio Bento Freitas, o Brasil de Pelotas pressionou, criou diversas oportunidades, mas não conseguiu furar a sólida defesa do Gaúcho, amargando um empate sem gols diante de seu torcedor.
Alviazul letal em Sào
No Estádio Estrela D'Alva, em Begé, o Esportivo soube se impor mesmo atuando longe de casa. Durante a primeira etapa, a equipe da serra gaúcha controlou as ações e encontrou o caminho do gol aos 25 minutos. Em jogada bem trabalhada, o atacante Matheuzinho, ex-jogador do Brasil-PEL, recebeu na entrada da área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro João Vitor, abrindo o placar para o time de Bento Gonçalves.
Na segunda etapa, o São Gabriel tentou uma reação. Logo aos 3 minutos, Cavani arriscou um belo chute de fora da área, obrigando o goleiro Lúcio a fazer uma grande defesa. Contudo, o ímpeto dos donos da casa foi controlado pelo Esportivo, que administrou a vantagem e selou a vitória aos 35 minutos. Após um cruzamento da esquerda, o centroavante Fabiano subiu mais que a zaga e cabeceou para o fundo das redes, decretando o 2 a 0 final e os três primeiros pontos para o Alviazul.
Xavante para no paredão do Gaúcho
Em Pelotas, o que se viu foi um ataque contra defesa, principalmente no primeiro tempo. O Brasil pressionou o Gaúcho desde o início e colecionou chances de gol. Adriano Klein, o jogador mais perigoso do Xavante, teve pelo menos três grandes oportunidades, mas parou em finalizações para fora ou nas mãos do goleiro Lucas Alves, grande destaque da partida. A melhor chance veio aos 35 minutos, quando Klein recebeu livre na área e chutou por cima do travessão.
No segundo tempo, o Gaúcho ajustou sua marcação e conseguiu frear o ímpeto rubro-negro. Ainda assim, o Brasil seguiu no controle e teve a chance da vitória aos 31 minutos. Após grande jogada de Silvano pela esquerda, Márcio Jonathan ajeitou para Daniel, que finalizou na marca do pênalti, mas a bola explodiu na defesa adversária, salvando o time de Passo Fundo. No fim, o placar não se alterou, frustrando a torcida que compareceu ao Bento Freitas.
Complemento da rodada
A primeira rodada da Copa FGF será concluída no próximo sábado (20), às 15h30, com o confronto entre Aimoré e Pelotas no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
Confira os jogos e a classificação
Fichas Técnicas
São Gabriel 0x2 Esportivo
Local: Estádio Estrela D'Alva, em Bagé
Data: 17 de setembro de 2025
Gols: Matheuzinho (25'/1T) e Fabiano (35'/2T)
São Gabriel: João Vitor; Léo, Beto, Diego e Luís Rissi; Allan, Carlinhos, Edil, Thauam e Andrey; Cavani. Técnico: Eduardo da Cruz.
Esportivo: Lúcio; Augusto, Igor, Edmilson e Fabinho; Marcão, Kauan e Dudu; Matheuzinho, Gui Vieira e Farias. Técnico: Márcio Nunes.
Brasil de Pelotas 0x0 Gaúcho
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
Data: 17 de setembro de 2025
Brasil de Pelotas: Gabriel; Felipe Camargo, Vitor Becker e Yuri; Lucas Serafini, Matheus Obina, Murilo e Kauê (Giovani); Thiago Góes (Márcio Jonathan), Wesley (Silvano) e Adriano Klein (Daniel). Técnico: Emerson Cris.
Gaúcho: Lucas Alves; Jean, Vinicius Brito, Iago e Dimitry; Luiz Fernando, Renan Metz (João Felipe), Maicon Assis (Zanelatto); Jhow (Jardel), William Mococa (Marquinhos) e Lucas Serravalle. Técnico: Fabiano Daitx.
Arbitragem: Elias da Silva Elyseu, auxiliado por Natan Borges dos Santos e Giovanni de Paula Medeiros.