Grêmio quebra jejum na Arena e vence o Vitória

Com brilho dos substitutos, Grêmio quebra jejum na Arena e afunda Vitória no Z-4
Em manhã de domingo inspirada na Arena, Grêmio vence o Vitória por 3 a 1 e quebra jejum de quatro jogos sem vitória em casa. André Henrique, Amuzu e Aravena marcaram para o Tricolor, que agora se prepara para encarar o Santos.
A manhã deste domingo (28) marcou o reencontro do Grêmio com a vitória em seus domínios. Diante de mais de 41 mil torcedores na Arena, o Tricolor superou o Vitória por 3 a 1, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de André Henrique, Amuzu e Aravena — todos atacantes —, o time de Mano Menezes encerrou um incômodo jejum de quatro jogos sem vencer em casa e ganhou posições na tabela, enquanto a equipe baiana se complicou ainda mais na zona de rebaixamento.
A Narrativa do Jogo
O início da partida, no entanto, não foi animador para a torcida gremista. O Vitória começou melhor e criou as principais chances. Logo aos 6 minutos, Aitor Cantalapiedra exigiu boa defesa de Gabriel Grando. O mesmo Cantalapiedra, aos 14, teve a melhor oportunidade da etapa inicial, mas, livre dentro da área, chutou por cima do gol. Para piorar o cenário, o Grêmio perdeu o atacante Willian, que sofreu uma fratura no pé aos 22 minutos e precisou ser substituído por Alysson. O Tricolor tinha dificuldades na criação e só foi finalizar pela primeira vez aos 33 minutos. Quando o empate parecia selado para o intervalo, a equipe gaúcha encontrou seu gol. Aos 47, após cobrança de lateral, Edenílson cabeceou para grande defesa de Lucas Arcanjo, mas no rebote, o centroavante André Henrique não perdoou e abriu o placar, mudando o clima na Arena.
Na volta do vestiário, o alívio gremista durou pouco. Logo aos 4 minutos, após um corte ruim da defesa, a bola sobrou limpa para Aitor Cantalapiedra, que bateu de primeira e empatou a partida para o Vitória. Sentindo o mau momento, o técnico Mano Menezes promoveu as entradas de Cristaldo e Amuzu, que mudariam a história do jogo. Aos 22 minutos, a estrela do treinador brilhou: Cristaldo deu um passe preciso para Amuzu, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro para colocar o Grêmio novamente em vantagem. Pouco depois, mais um susto com a lesão muscular de Marcos Rocha. Mas o dia era do Tricolor e dos jogadores que vieram do banco. Aos 44, Amuzu fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou para Aravena, outro substituto, que girou sobre a marcação e bateu para o fundo das redes, selando a importante vitória gremista.
Próximos Confrontos
Com o resultado, o Grêmio chega aos 32 pontos e agora foca no seu próximo desafio. A equipe viaja para enfrentar o Santos na quarta-feira (1º), às 21h30, na Vila Belmiro. Já o Vitória, estacionado nos 22 pontos e na 18ª posição, recebe o Ceará na quinta-feira (2), às 19h, no Barradão.
Ficha Técnica – Grêmio 3 x 1 Vitória
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
- Data: 28 de setembro de 2025 (domingo)
- Gols: André Henrique (47/1T), Amuzu (22/2T) e Aravena (44/2T) para o Grêmio; Aitor (4/2T) para o Vitória.
- Cartões Amarelos: Marlon (Grêmio); Gabriel Baralhas, Camutanga, Erick e Ronald (Vitória)
Escalações:
- GRÊMIO: Gabriel Grando; Marcos Rocha (Dodi), Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega e Arthur; Cristian Pavón (Cristaldo), Edenílson (Amuzu) e Willian (Alysson); André Henrique (Aravena).
Técnico: Mano Menezes. - VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Lucas Halter, Camutanga (Matheuzinho), Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas (Romarinho), Ronald (Lucas Braga) e Aitor Cantalapiedra; Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López).
Técnico: Jair Ventura.
Arbitragem:
- Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (VAR-FIFA-SP)