Carlo Ancelotti assume comando da Seleção Brasileira com vista à Copa de 2026

Em um movimento que marca a ambição da CBF de retomar o topo do futebol mundial, Carlo Ancelotti, de 65 anos, foi anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira nesta segunda-feira (12), em cerimônia no Rio de Janeiro. Livre desde o fim de sua passagem vitoriosa pelo Real Madrid, o multicampeão assume o Brasil a partir de 26 de maio, a tempo da Data Fifa de junho.
Trajetória e conquistas
Com passagens por Milan, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e Real Madrid, Ancelotti é o treinador que mais vezes ergueu a Champions League (cinco títulos: dois pelo Milan e três pelo Real) e acumula dois Campeonatos Espanhóis, dois Mundiais de Clubes e diversas Supercopas pelo clube merengue.
Objetivo e discurso
“Trazer Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Próximos compromissos
O estreante comando de Ancelotti na Seleção estreia em 5 de junho, contra o Equador, em Quito, e em 10 de junho enfrenta o Paraguai na Neo Química Arena. Atualmente em quarto lugar nas Eliminatórias, com 21 pontos, o Brasil busca encostar nos líderes Equador (23 pontos) e Uruguai (22).
Calendário até 2026
Ancelotti comandará o Brasil até o fim da Copa do Mundo de 2026, com o desafio de resgatar o hexa.