Carregando...

Grêmio é dominado pelo Alianza, perde por 2 a 0 e se complica na Sul-Americana

Por: Redação FutebolRS 16/07/2025 Notícias
Grêmio é dominado pelo Alianza, perde por 2 a 0 e se complica na Sul-Americana
Foto: Divulgacão | Alianza Lima | Instagram
Em atuação preocupante no Peru, Grêmio sofre apagão de três minutos, leva dois gols de Gentile e Castillo e perde por 2 a 0 para o Alianza Lima. Tricolor precisará de virada histórica na Arena para avançar na Sul-Americana.

Tricolor sofre dois gols em três minutos na etapa final e precisará de virada na Arena

Campeonato diferente, produção preocupantemente similar. Após a goleada sofrida no Brasileirão, o Grêmio foi a Lima, no Peru, e saiu com outra dura derrota na bagagem. Na noite desta quarta-feira (16), o time foi dominado pelo Alianza Lima, perdeu por 2 a 0 no jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana e se complicou na busca pela vaga nas oitavas de final. Em um "apagão" de três minutos no segundo tempo, o Tricolor sofreu gols de Gentile e Castillo e agora precisará de uma vitória por três gols de diferença na Arena para não dar adeus à competição.

Um primeiro tempo de sustos e chances perdidas

Buscando uma resposta após a derrota para o Cruzeiro, o técnico Mano Menezes promoveu mudanças, escalando um trio de volantes com Dodi, Villasanti e Edenilson para dar mais competitividade ao meio-campo. A estratégia quase deu resultado imediato. Com apenas nove segundos de jogo, André Henrique testou o goleiro Viscarra em um chute de fora da área, forçando o peruano a fazer grande defesa.

Apesar do susto inicial, a dinâmica do primeiro tempo foi clara: o Alianza Lima tinha a posse de bola e o Grêmio apostava nos contra-ataques. E foi o time da casa quem criou as melhores chances. O atacante Castillo, destaque da partida, infernizou a defesa gremista. Aos 16 minutos, ele driblou Igor Serrote e finalizou para grande defesa de Tiago Volpi com o pé. Aos 28, em jogada individual, Castillo fez fila na zaga e, quando a bola ia entrando, Serrote se atirou de carrinho para salvar em cima da linha. O Grêmio respondeu em um contra-ataque com Alysson e em um chute de Edenilson da entrada da área, ambos parados pelo goleiro Viscarra.

Apagão fatal no segundo tempo

O Grêmio voltou sem mudanças para a segunda etapa e até teve um bom início, com uma escapada de Edenilson que resultou em um pedido de pênalti ignorado pela arbitragem. Mas o equilíbrio acabou aos 13 minutos. Em uma sequência de falhas defensivas, Castillo cruzou, Volpi defendeu, Guerrero cabeceou no rebote, Marlon salvou na linha, mas a bola sobrou limpa para Gasper Gentile abrir o placar.

O gol nocauteou o Tricolor. Três minutos depois, aos 15, Castillo foi lançado em profundidade, venceu a disputa no corpo com Serrote, puxou para o pé direito e bateu cruzado, sem chances para Volpi, ampliando a vantagem peruana. Mano Menezes tentou reagir com múltiplas substituições, mas o time seguiu desorganizado, dependendo de lances individuais e sofrendo com os contra-ataques do Alianza até o apito final.

Próximos Confrontos e Cenário

O duelo de volta acontece na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na próxima quarta-feira (23), às 21h30. Para avançar, o Grêmio precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Uma vitória por dois gols leva a decisão para os pênaltis. Quem se classificar, enfrentará a Universidad Católica, do Equador, nas oitavas.

Antes da decisão, o Imortal Tricolor vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Vasco da Gama no sábado (19), às 17h30, pelo Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

ALIANZA LIMA 2 X 0 GRÊMIO

  • Competição: Copa Sul-Americana – Playoffs (Jogo de Ida)
  • Local: Estádio Alejandro Villanueva, Lima (Peru)
  • Data: 16 de julho de 2025
  • Gols: Gentile (13/2ºT), Castillo (15/2ºT)
  • ALIANZA LIMA: Viscarra; Garcés, Zambrano, Vílchez; Arregui, Sergio Peña, Castillo, Gentile (Barcos), Lagos; Cueva (Zanelatto) e Paolo Guerrero. Técnico: Guillermo Salas.
  • GRÊMIO: Tiago Volpi; Igor Serrote, Kannemann, Bruno Alves e Marlon; Dodi, Villasanti (Alex Santana) e Edenilson (Monsalve); Alysson (Ronald), Aravena (Amuzu) e André Henrique (Pavon). Técnico: Mano Menezes.
Tags: Gremio

Compartilhe:

Notícias Relacionadas