Pênalti no último segundo salva o Inter da Derrota

Pênalti no Fim Evita o Pior: Inter Empata com o Corinthians e Segue Próximo ao Z-4
Em uma noite de drama e muita tensão no Beira-Rio, o Internacional buscou o empate em 1 a 1 com o Corinthians nesta quarta-feira, 1º de outubro de 2025, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol salvador veio dos pés de Carbonero, que converteu um pênalti assinalado no último lance da partida, aos 56 minutos do segundo tempo. Antes, Gui Negão havia aberto o placar para o Timão.
O resultado, assistido por pouco mais de 12 mil torcedores, garante um ponto, mas não afasta a ameaça de rebaixamento. O Colorado soma 29 pontos e ocupa a 15ª posição, seis pontos acima da zona de degola, em uma situação que o próprio jogador Carbonero lamentou: "Não podemos perder pontos em casa".
Narrativa do Jogo: Domínio Infrutífero e Gol Anulado Polêmico
O Inter, sob o comando de Ramón Díaz, começou o confronto de forma avassaladora, pressionando nos minutos iniciais. Logo no primeiro minuto, Alan Patrick desperdiçou uma chance clara dentro da área. Aos 3 e 4 minutos, Luis Otávio e o próprio Alan Patrick arriscaram de longe, forçando Hugo Souza a boas defesas.
Contudo, a máxima do "quem não faz, leva" se repetiu aos 10 minutos. No primeiro ataque efetivo do Corinthians, Matheuzinho cruzou com precisão para Gui Negão, que apareceu livre para cabecear e vencer o goleiro Anthoni, marcando o 1 a 0. Foi o 15º jogo consecutivo do Inter sofrendo gols, o que enervou a equipe e a torcida.
A desvantagem quase aumentou aos 16', quando Hugo marcou, mas o gol foi anulado pelo VAR por impedimento milimétrico. A indignação colorada, no entanto, atingiu o ápice aos 40 minutos. Alan Patrick cobrou falta rasteira, Óscar Romero bateu de primeira para empatar o jogo, mas o VAR interveio novamente, alegando que Luis Otávio, em posição irregular, participou do lance ao atrapalhar a visão do goleiro corintiano. O gol foi anulado, encerrando a primeira etapa com a vantagem mínima para os paulistas e muita bronca no Beira-Rio.
Etapa Final de Poucas Emoções e Pênalti no Apagar das Luzes
Ramón Díaz mexeu no intervalo, sacando Romero para a entrada de Mercado, reestruturando o time com três zagueiros e liberando os alas Aguirre e Bernabei. Apesar da mudança tática, o Inter manteve o controle, mas continuou pecando na construção das jogadas e na presença na área. A única conclusão perigosa veio aos 9 minutos, em chute de primeira de Carbonero defendido por Hugo Souza.
As substituições seguiram na metade da segunda etapa, com as entradas de Thiago Maia e Ricardo Mathias nos lugares de Luis Otávio e Alan Patrick, e depois com o retorno de Bruno Gomes, ausente desde o Gauchão, e Bruno Tabata nas vagas de Borré e Aguirre. Nenhuma das trocas, contudo, alterou significativamente o panorama do jogo.
Quando a derrota parecia inevitável, a arbitragem agiu. Aos 51 minutos, em um lateral cobrado na área, o árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima marcou pênalti por uma infração de Cacá em Bruno Henrique, já nos acréscimos. Carbonero assumiu a responsabilidade da última jogada da partida e, aos 56 minutos, converteu a cobrança, garantindo o empate em 1 a 1 para o Colorado.
Após o jogo, o técnico Ramón Díaz analisou: "Temos que melhorar em todos os setores", enquanto Rafael Borré completou: "Temos que melhorar". D'Alessandro, ex-jogador e ídolo do clube, resumiu o sentimento da torcida: "O torcedor está chateado com razão".
Próximos Confrontos
O Internacional terá um confronto direto na sequência do Brasileirão, novamente no Beira-Rio.
Inter: Sábado, 04/10/2025, às 18h30min, contra o Botafogo, no Beira-Rio, pela 27ª rodada do Brasileirão.
O Corinthians, por sua vez, volta a campo pela mesma rodada para enfrentar o Mirassol na Neo Química Arena.
Corinthians: Sábado, 04/10/2025, às 21h, contra o Mirassol, na Neo Química Arena.
Ficha Técnica
INTERNACIONAL 1 x 1 CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro – 26ª rodada
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira)
Público: 12.825 (10.994 pagantes) | Renda: R$ 202.661
Gols: Gui Negão (C), aos 10' do 1ºT; Carbonero (I), aos 56' do 2ºT.
INTERNACIONAL: Anthoni; Aguirre (Bruno Gomes, 33'/2ºT), Vitão, Juninho e Bernabei; Luis Otávio (Thiago Maia, 22'/2ºT), Bruno Henrique, Romero (Mercado, int.) e Alan Patrick (Ricardo Mathias, 22'/2ºT); Carbonero e Borré (Bruno Tabata, 33'/2ºT). Técnico: Ramón Díaz.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Cacá e Angileri; Hugo (Bidu, 22'/2ºT), Raniele (Maycon, 28'/2ºT), Ryan (Martínez, 28'/2ºT) e Breno Bidon (André, 35'2ºT); Vitinho e Gui Negão (Ángel Romero, 35'/2ºT). Técnico: Dorival Jr.
Arbitragem: Rodrigo Jose Pereira de Lima (Fifa-PE), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
Cartões Amarelos: Romero, Carbonero (I); Raniele, Cacá, Dorival Jr (C).