Grêmio busca empate heroico no Maracanã com gol de Volpi

Herói com uma defesa espetacular e um gol de pênalti histórico, o goleiro Tiago Volpi foi o grande nome do empate em 1 a 1 entre Grêmio e Flamengo, no Maracanã, pela 22ª rodada do Brasileirão. O resultado mantém o Tricolor gaúcho na 12ª posição, com 25 pontos.
O Grêmio de Mano Menezes entrou em campo com uma estratégia clara: se defender e apostar no contra-ataque. O Flamengo, comandado por Filipe Luís, teve a posse de bola e controlou as ações no primeiro tempo, mas esbarrou em uma defesa gaúcha bem postada. O Tricolor resistiu à pressão e, quando foi ameaçado de verdade, contou com uma intervenção espetacular de Tiago Volpi, que defendeu um chute de Pedro à queima-roupa aos 40 minutos. Na sequência, o zagueiro estreante Noriega salvou outra finalização em cima da linha, garantindo o 0 a 0 no placar antes do intervalo.
Na volta para o segundo tempo, a resistência gremista durou apenas sete minutos. Após uma rápida troca de passes, Arrascaeta tabelou com Pedro e bateu rasteiro para abrir o placar para o Flamengo. O gol do uruguaio, o 12º dele na competição, parecia encaminhar a vitória do líder.
O Grêmio, no entanto, não desistiu. Aos 37 minutos, a sorte sorriu para o Tricolor. Após cruzamento de Pavón, a bola bateu no braço de Ayrton Lucas. O árbitro marcou o pênalti. Para surpresa de muitos, o goleiro Tiago Volpi assumiu a responsabilidade da cobrança. Com a frieza de um atacante, ele deslocou o goleiro Rossi e bateu firme para empatar a partida.
O gol de Volpi, que se tornou o terceiro goleiro a marcar com a camisa do Grêmio, foi um prêmio pela grande atuação do goleiro-artilheiro e um balde de água fria na torcida flamenguista. O resultado foi comemorado como uma vitória pelo time gaúcho, que soma um ponto importante fora de casa.
Em entrevista após a partida, o goleiro Tiago Volpi celebrou o momento. "Tem um sabor especial por todo o cenário. Conseguimos pontuar fora de casa, contra o líder do campeonato. Agora é continuar o trabalho e buscar mais pontos", disse o herói da partida. O técnico Mano Menezes também valorizou o ponto conquistado. "Que seja algo motivador. Precisávamos de um resultado como esse para voltar a ter confiança", afirmou.
Próximos Confrontos
Na 23ª rodada, o Grêmio volta a campo no sábado, 13 de setembro, para enfrentar o Mirassol, na Arena. Já o Flamengo terá um confronto fora de casa contra o Juventude, em Caxias do Sul.
Ficha Técnica
FLAMENGO 1 x 1 GRÊMIO
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de agosto de 2025 (domingo)
Competição: Campeonato Brasileiro (22ª rodada)
Gols: Arrascaeta (FLA), aos 7/2ºT